A semente da maçã tem veneno?

A maçã é uma das frutas mais populares e consumidas em todo o mundo. Ela contém sementes pretas, que normalmente são evitadas no consumo da fruta, unicamente devido ao seu sabor amargo. Entretanto, além do sabor amargo, estas pequenas sementes contêm amigdalina, uma substância que libera cianeto ao ser mastigada, triturada ou quando entra em contato com as enzimas digestivas humanas.

O cianeto é um composto químico que causa intoxicação por meio do impedimento da respiração celular, o que, em determinadas quantidades, pode acarretarem uma morte rápida. Consumir mais do que 0,6mg de cianeto por quilograma pode trazer graves consequências, como: paralisia, coma, insuficiência cardíaca, grave envenenamento ou até a morte. A equivalência desta quantidade tóxica em um adulto de 70kg, por exemplo, seria de 42mg de cianeto. Já o consumo em quantidades menores deste composto, pode ocasionar sintomas mais leves, como: dores de cabeça, vômitos, náuseas, cólicas de estomago, fraqueza, tonturas e confusão mental.

Uma semente de maçã comum contém em torno de 0,06 a 0,24mg de cianeto. Portanto, para que a ingestão das sementes de maçã fosse fatal para um indivíduo de 70 kg, teriam que ser consumidas de 243 a 6.084 sementes, o que equivale a aproximadamente duas xícaras de chá cheias. Sendo assim, por mais que a intoxicação pela semente da maçã seja de certa forma ‘’impossível’’ de ocorrer por meio do consumo regular da fruta, crianças e animais de estimação devem evitar ao máximo o consumo desta semente, pois possuem pesos inferiores ao de um adulto e podem sofrer mais facilmente com a manifestação dos sintomas citados anteriormente, por mais leves que sejam.

Uma intoxicação por cianeto, sendo ela ocorrida por um consumo exacerbado da semente da maçã ou por qualquer outro motivo, pode ser tratada com a administração de antídotos, a descontaminação (dependendo da via de absorção) e o tratamento de suporte adaptado à severidade da intoxicação. Entretanto, mesmo com o atual conhecimento de que a semente da maçã pode ser considerada venenosa, a quantidade que comumente é consumida pelas pessoas é segura e não apresenta nenhum malefício significativo para o corpo.

 

 

Referências:

 

TUDO SOBRE SAÚDE. A semente da maçã é venenosa? O que acontece se você comê-la? Disponível em: <https://tudosobresaude.org/semente-de-maca-venenosa/> Acesso em: 10 de Abril de 2018.

 

DOUTOR NATURE. As sementes de maçã são venenosas? Disponível em: <https://www.doutornature.com/sementes-de-maca-venenosas/> Acesso em: 10 de Abril de 2018.

 

ÍNDICE DE SAÚDE. Sementes de maçã são venenosas? Disponível em: <https://www.indicedesaude.com/sementes-de-maca-sao-venenosas/> Acesso em: 09 de Abril de 2018.

 

CIANETO TOXICOLOGIA. Sintoma, diagnóstico e tratamento para intoxicação por cianeto. Disponível em: <http://cianetotoxicologia.wixsite.com/cianeto/sintomas-diagnstico-e-tratamento> Acesso em: 09 de Abril de 2018.

 

 

Lucas Kosimenko

Nutricionista em Formação

Matriz Aroma